quarta-feira, 3 de novembro de 2010

31/10/2010 Beco (S.O.S / Tierramystica /Soulspell)

Essa data vai ficar na memória dos headbangers de Porto Alegre.


Save our Soul abriu a noite memorável surpreendendo muita gente.
Melissa Ironn, Marlon L. Rivers, Andrêss Fontanella e Cassiano Diesel prenderam a atenção da platéia durante uma hora aproximadamente.A banda executou músicas autorais e covers.
Não ouviu-se durante a apresentação deles nenhuma menção às atrações principais,isso é um ótimo sinal.
Foi a primeira vez que os assisti ao vivo e essa gurizada  me deixou boquiaberta.
Segundo comentários a banda evoluiu muito.
O que eu presenciei?

Melissa e Marlon cujo as  vozes combinam perfeitamente,fazem um contraponto perfeito:All the Lost Souls e Inside mostraram isso,cativaram o público presente.
Andrêss e Diesel tocam muito, demonstraram segurança e técnica.
Concordo com o dito popular:"quem sabe faz ao vivo",e eles passaram nesse teste.
Com certeza de hoje em diante vamos ouvir falar,vamos ver  mais seguido nos palcos a S.O.S.

A Banda simplesmente  mostrou no palco por que é considerada uma das revelações do metal nacional.
Aposto que quem os viu pela primeira vez virou fã;e os que já conheciam a banda confirmaram por que essa banda está se destacando tanto na cena metal. A mistura  que eles fazem dos instrumentos andinos (charango,ocarinas,zampoñas...) e instrumentos tradicionais usados em bandas de rock nas suas músicas é perfeita.
O público ficou enfeitiçado vendo esses 7 mestres tocarem as magníficas Celebration to the Sun, New Eldorado, Spiritual Song, The Final Rest entre outras.
O Beco quase veio abaixo quando eles tocaram o já tradicional cover do Iron Maiden  "Fear of the dark",já uma marca registrada dos shows da banda.
Destaque para a Winds of hope onde todos os integrantes cantaram juntos,arrepiou.Um dos pontos fortes da banda  é o entrosamento dos seus elementos e foi isso que se viu domingo no Beco:  Gui Antonioli , Fabiano Muller , Alexandre Tellini , Rafael Martinelli , Luciano Thumé, Duca Gomes e  Ricardo Chileno interagindo entre si e com o público.No Tierramystica não existe um destaque.
Existe uma integração de cada elemento da banda, vocais, percurssão, cordas, sopro e teclado em perfeita harmonia.Quem foi presenciou isso.Belíssima apresentação.A banda  conta ainda com a participação do experiente músico do grupo Tarancón,Ademar Farinha,na verdade dá para considerá-lo o oitavo elemento.


                                                 


Soulspell subiu no palco.La crème de la crème do metal nacional  diante dos nossos olhos.
The Labyrinths of Truths,Amon's Fountain,Adrift,Alexandria...não consigo lembrar todas as músicas  executadas.Tamanho o estado de êxtase que fiquei no show,mas posso garantir que não fui só eu.
Mário Pastore foi magnífico justificando a sua escolha como protagonista do act.II;Daisa Munhoz é perfeita em todos os sentidos,enfeitiçou o público com seu talento e simpatia inegáveis;Jefferson Albert e Mário Linhares sem comentários,não tem como descrever o que esses caras fazem com a voz e a interpretação,a teatralização deles no palco é algo que não se vê habitualmente .
Gui Antonioli e Iuri Sanson nossos representantes gaúchos mostraram por que foram escolhidos para fazer parte dessa trupe prá lá de especial.Destaque para o ovação que Iuri recebeu da platéia.
Se eu fosse enumerar tudo que se viu nessa noite mágica  ficaria horas aqui o fazendo.
Esses vocalistas e instrumentistas fizeram a platéia delirar com uma performance digna de grandes palcos.
Deu para sentir que eles deram o melhor de si.
Que estavam alí por acreditarem no que fazem,por amor ao metal,sem demagogia.
Não se pode deixar de mencionar os instrumentistas,exímios instrumentistas,diga-se de passagem:
Heleno Vale que agrega as funções de baterista e mentor desse projeto magnífico,Spiro,Manuela Saggioro que além de guitarrista canta também entre outros .Adorei  os vocais belíssimos ao lado da Daísa,destaque na música Milvian Bridge.Nessa música Mário Pastore,Jefferson Albert e Mário Linhares levaram o público ao delírio.





A participação de Edu Falaschi mostrou com sua presença que ainda há uma luz no fim do túnel ,que a cena pode e deve se unir.Mostrou seu apoio à um projeto que deveria ser muito mais valorizado do que é.
Edu Falaschi  depois do término do show da Soulspell  ainda deu uma palhinha...
Brindou o público presente com a execução de Lease of life  para fechar a noite com chave de ouro.
Emocionante!!



Tenho que tirar o chapéu pra a organização do evento pelo trabalho dispendido.
A lojística envolvida no evento foi tremenda,e o retorno financeiro aposto que não existiu praticamente.
Tenho que confessar que me emocionei diversas vezes durante o show.
Longa vida à Soulspell!
Obrigada Heleno Vale por realizar um dos meus sonhos e de muitos headbangers que receberam seu presente de natal antecipado .

Fotos:Amarildo Felix Ribeiro Jr.

2 comentários:

  1. Obrigada Karen pela excelente resenha...pude sentir a energia maravilhosa que rolou nessa noite tão perfeita e que eu n pude estar presente "/
    continue sempre assim guria nos dando ótimas resenhas e principalmente muita informação.

    bjaõ Paulinha Marcondes

    ResponderExcluir
  2. Pude conferir os shows dessas três bandas em Ijuí um dia antes. simplesmente perfeito.
    Já sabia o que esperar, conhecia o som da bandas (Tierramystica acompanho desde o inicio, já curtia Toccata Magna), Soulspell estava ansioso de ver grandes nomes do Metal nacional pela primeira vez, como Pastore e Linhares, além do Falaschi. Mas surpreendeu muito mais. Banda perfeita, melhor show nacional que já vi.
    E em POA aposto que foi tão bom quanto. Quem dera pudesse ter grana pra seguir essa turnê. hehee
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir